Trilha da Capelinha e Cachoeira da Barra do Rio Manso


Natividade da Serra é uma cidade do interior paulista no Vale do Paraiba, na Serra do Mar e está cercada por águas e montanhas deixando-a assim um paraíso para aqueles que procuram um ambiente natural e preservado. Privilegiada em paisagens cênicas e de flora e fauna abundantes, é região propícia para atividades de ecoturismo e turismo de aventura, tais como observação e fotografias de natureza, como também a prática de hiking, mountain bike, motocross, off road entre tantas outras modalidades e segmentações de práticas de turismo.

Hoje venho apresentar-lhes a trilha da capelinha, que inicia-se no porto II da balsa em Natividade da Serra - SP, bairro do Logradouro e percorre a estrada da "cidade velha", passando pelo antigo cruzeiro, antiga caixa dágua da cidade, antigo bairro da Cachoeirinha. Uma estrada de pouco fluxo de carros, bem arborizada que margeia a represa, avistando a "cidade nova" do outro lado da margem.


Muitos sobe e desce, paradinha no "Zé Tenente" para repor a água e mais a frente começa uma estrada abandonada com excelente altimetria e onde localiza-se a capelinha, que fora construída sobre um cupinzeiro e datada aproximadamente de um século. Região conhecida como bairro da Mantiqueira, esta estrada abandonada liga a outra estrada principal no bairro do Gomes que neste entrocamento a esquerda leva para o bairro da Cachoeira Grande e Bairro Alto, onde há outra balsa na travessia da Barra do Paraibuna com a Represa da CESP, e a direita volta para o bairro do Logradouro onde começou a trilha no porto da balsa. Lembrando que a travessia é feita de forma gratuita, 24 h por dia e de hora em hora cheia saída no porto da cidade.
O percurso é de técnica moderada porem necessita de um bom preparo físico, pois a altimetria sai de 720 mts de altitude à máxima de 890 em apenas 2 km, isto é,  um dos trechos são 2 km só de subida num top só e além dos freios, que irá precisar e muito na saída da trilha da capelinha. Mas vale a pena, no total são 30 km de percurso, contando da balsa, em meio a muita natureza, som dos pássaros entre outros animais silvestres. O primeiro trecho ainda é possível o sinal de celular, porém o restante possui falhas e em alguns trechos sinal nenhum. A única cachoeira do trecho o acesso está muito difícil, impossibilitando a sua visita, água potável costumo pegar no Zé Tenente que sempre gentilmente nos fornece além de sempre ser acompanhada de uma boa prosa e contos da cidade velha. É possível nadar na represa, mas conforme o nível que ela esteja é bom tomar cuidado em suas margens que são algumas vezes irregulares e profundas.

Pra quem está no percurso e deseja encurtá-lo e ir visitar uma cachoeira, indico que pare no ponto do porto da canoa e desça até a margem, o barqueiro do outro lado da margem irá vê-lo e virá buscá-lo, então diga que pretende ir à cachoeira do Rio Manso e ele o deixará na margem que liga a estrada desta cachoeira, esta travessia é feita no "pó-pó-pó" pelo barco da prefeitura e é gratuito, começa as 6 da manhã e encerra expediente às 18 h e dali são mais 2 km de estrada sem morros e a direita verá o acesso da cachoeira que é da Barra do Rio Manso na represa da CESP, local excelente para um banho refrescante. Não há infra estrutura, tudo é selvagem. Lembrando que em todo o percurso não há comércios, então é bom fazer um lanche reforçado na ida, indico muito que apreciem o café na lanchonete Nossa Senhora Aparecida que além de um bom "pingado" e deliciosos quitutes, possui também o delicioso suco de cambuci, fruta típica da Mata Atlântica produzido ali mesmo nos arredores.
A cidade possui algumas peculiaridades que é bom saber, mesmo no verão, é sempre possível uma friaca de bater os queixos, então é bom ter sempre um agasalho por perto, mas se o sol estralar, amigo, tenha sempre um protetor solar a mão...aos alérgicos é bom levar repelentes, pois Natividade é Mata Atlântica e sempre passível de insetos. As operadoras de celulares pegam apenas no centro urbano e em alguns bairros próximos e de altitude, não há caixa eletrônico e poucos são os comércios que aceitam cartão de débito, tais como o Mercado Benedoni e Restaurante e Pousada do Kaé, aliás, o Kaé além de hospedagem e refeições, as vezes dá a palhinha na moda de viola e bons causos sobre a cidade. A noite poucos comércios abrem mas um com certeza o último é  a Lanchonete do Zé.
Natividade da Serra possui a estrada SP 121 acessada pela Oswaldo Cruz, rodovia asfaltada e em excelente estado de conservação, fica a 54 km de Taubate e 186 km de SP capital.
Links úteis:
Mapa da Trilha da Capelinha
Mapa da meia trilha com a cachoeira



Apoio Cultural:
Click Aqui
Click Aqui!
Click Aqui!
Click Aqui!
Click Aqui